quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pavlova e um aniversário especial

Com a chegada do meu aniversário decidi que queria um bolo diferente do habitual.Pensei, gosto de suspiros...gosto de natas...gosto de fruta...esta seria a sobremesa perfeita para festejar o meu aniversário :).Decidi fazer a famosa Pavlova!
Para primeira vez até que correu muito bem...sim porque há uns anos atrás tentei fazer suspiros e não sei porque (bem...acho que agora sei...não bati muito bem as claras...) foi um desastre, ficaram todos achatados.Fiquei sempre com a ideia que seria difícil fazer merengue...manias!!!
Mas pronto, ontem foi um dia muito especial, não só porque fiz anos, mas também porque foi o 1º aniversário como Mãe de uma princesinha linda :).
É o melhor do Mundo!!!







Ingredientes
(adaptado daqui)

150ml de claras de ovo (cerca de 4 claras)
200g de açúcar em pó

2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco


200 ml de natas
20 g de açúcar
Sementes de 1 vagem baunilha

Fruta fresca a gosto

Preparação

Ligar o forno a 150ºC.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar um círculo com cerca de 20 cm no papel. Virar o papel, de modo que o círculo desenhado fique no lado inverso.
Bater as claras em castelo, até formar picos suaves. Acrescentar o açúcar, aos poucos e continuar a bater até formar picos duros e brilhantes.
Juntar o amido de milho peneirado e o vinagre e envolver delicadamente com uma espátula.
Colocar as claras dentro do circulo do papel vegetal e com a ajuda de uma espátula moldar as claras de modo a ficarem dentro do circulo, como se de um bolo se tratasse.
Colocar a pavlova no forno e reduzir para 130ºC. Cozer durante 1h20 ou até o exterior estar seco e com uma cor creme pálida.

Desligar o forno, deixar a pavlova arrefecer completamente dentro do forno.

Bater as natas com o açúcar até um creme firme. Juntar as sementes da vagem de baunilha e mexer. Colocar no centro da pavlova.
Decorar com fruta fresca.Usei morangos, mirtilos, amoras, framboesas e manga mas pode usar outros tipos de fruta com kiwi, maracujá, pêssego...

4 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário!
    A pavlova ficou realmente muito linda :) Adoro cheia de fruta fresca.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Parabens! Um aniversário é sempre uma data para ser comemorada com pôpa e circunstância e tu estiveste à altura. Esta pavlova ficou linda!
    Nunca fiz pavlova mas já andei de olho numas receitas que tenho lá por casa. Um dia destes aventuro-me.

    Beijinhos

    ResponderEliminar