quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bolo de Caramelo e o 2º Aniversário

Pois é , já la vão 2 anos desde que iniciei o 1º post no blog!!!



Hoje vou contar como nasceu a Cozinha com Pinta!

A ideia de fazer um blog já andava na minha cabeça há algum tempo...mas não tinha bem  a certeza de como iniciar...nome...como fotografar a comida...tinha muitas duvidas.Pensava que não era capaz de fazer um blog tão bonito como alguns que andam por ai.Mas pronto, perdi a vergonha e o medo e lá comecei a estruturar a coisa.

Comecei numa altura bastante importante para mim, pois uns dias antes descobri que estava grávida e pensei "Porque não fazer do blog o meu "outro bebé"? Iria ter "dois bebés" que iam crescer e que certamente fariam de mim uma pessoa diferente... 

A minha barriga foi crescendo e hoje tenho uma menina linda que é tudo para mim e espero que um dia ela goste tanto da "Cozinha" quanto eu gosto!
O blog também vai crescendo, o interesse pela cozinha também, aprendo muito com os vários blogues que visito e sigo diariamente, a eles muito obrigado. Mas não aprendo só com os blogs...ou com os livros...ou programas de televisão, principalmente aprendo com as pessoas que me rodeiam...a família e os amigos são a verdadeira inspiração pois é para eles que cozinho sempre com muito amor 


O nome do blog.....

A minha alcunha é Pintas (devido aos sinais e sardas que tenho) ,foi uma grande amiga que conheci na faculdade que me colocou esta alcunha e que hoje já não sei viver sem ela :), já agora BEIJO GRANDE R., e o nome Cozinha com Pinta surgiu daí...achei que soava bem e ficou!

Quero deixar também um Beijo grande ao meu amigo F. que me criou o logo para o blog.

Por fim, quero deixar um agradecimento a todas as pessoas que participaram do 1º passatempo da Cozinha com Pinta e que de certa forma ajudaram a que a página tivesse mais conhecimento.Obrigado! Parabéns à Ana Sofia Ferreira que foi a vencedora.


Agora vamos ao bolo :)
Este bolo é D-I-V-I-N-A-L!!!!!!!!!!
No espaço de 15 dias já o fiz 3 vezes...A 1ª vez foi para os anos da minha Avó(o ano passado foi assim) que este ano fez 101 anos ,o segundo para a minha querida cunhada R. que fez anos esta semana e hoje fiz de novo para este dia tão especial!


Se gostam de caramelo têm de experimentar este bolo!



Ingredientes
(adaptado daqui)

250g de açúcar mascavado claro (150g para a massa e 100g para caramelizar)
200ml de natas
100g de manteiga amolecida
1 colher de chá de açúcar baunilhado
150g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
2 gemas
3 claras
1 pitada de sal

Creme Toffee

100g de açúcar mascavado claro
250ml de natas

Nozes para decorar

Preparação

Ligar o forno a 180º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de 20cm de diâmetro.
Ferver as natas numa panela.
Colocar os 100g de açúcar noutro tacho em lume baixo, até que derreta totalmente. Assim que tiver derretido verter a nata sobre o açúcar (cuidado nesta fase pois borbulha um pouco) e mexer bem até que fique homogéneo (costumo mexer com uma vara de arames). Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar mascavado e o açúcar baunilhado até que a mistura fique clara e cremosa. Juntar as gemas uma a uma e bater entre cada adição. Juntar o caramelo, enquanto bate.
Adicionar a farinha e o fermento, peneirados, e bater apenas para ligar.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e incorporar na massa.
Colocar na forma e levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos ou até espetar um palito e sair seco.
Retirar do forno e esperar 10 minutos antes de desenformar.

Para a cobertura, ferver as natas numa panela.
Colocar os 100g de açúcar noutro tacho em lume baixo, até que derreta totalmente. Assim que tiver derretido verter a nata sobre o açúcar (cuidado nesta fase pois borbulha um pouco) e mexer bem até que fique homogéneo (costumo mexer com uma vara de arames). Reservar.
Colocar este creme em cima do bolo e decorar com nozes a gosto.


15 comentários:

  1. Um belo bolo para comemoração, ótima escolha.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Gostei de conhecer a história do Blog e este bolinho é uma excelente forma de comemorar... também já o fiz, é mesmo delicioso e é o preferido da minha irmã!
    Ficou lindo! E as fotografias estão fantásticas. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o bolo,ficou mesmo divino.
    Parabéns pelo blog
    bj

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo blogue que tem fotos lindas.
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Este bolo aparenta ser magnífico e acredito que o seja mesmo. Para além de que tem um aspecto irresistível. Gosot tanto do sabor do caramelo e acho que fica tão bom nos bolos. Adorei a sugestão. Muitos parabéns por estes dois anos. ;) Que venham muitos mais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Muitos muitos Parabéns por estes dois anos!! :)
    Gostei muito de ler este post e conhecer a história do blog, com a qual, tenho a certeza, tantos nós nos identificamos. Espero daqui a dois anos estar também a comemorar desta mesma forma tão feliz :)
    Muito sucesso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Coisas e Coisinhas...sim espero que venham muitos mais :).beijinhos

      Eliminar
  7. Parabéns atrasados!
    Gostei muito de ler o post e as fotos desse bolo ficaram fantásticas

    ResponderEliminar
  8. Adorei o blog! Não conhecia mas já sou seguidora :)
    Vou roubar esta receita e experimentar! Que aspecto, que tentação!!
    Bjs

    ResponderEliminar