domingo, 12 de janeiro de 2014

Leite Creme Queimado

Deve haver tantas receitas de leite creme, como de bacalhau com natas, ou seja, cada pessoa tem a sua maneira de fazer ou já adaptou ao seu gosto.
Eu desde sempre me lembro de utilizar esta receita e é muito boa.
Lembro-me de quando era pequena a minha Mãe fazia leite creme e depois queimava com o ferro quente e eu ficava maravilhada com isso...pensava, como era possível um ferro fazer o açúcar queimado :) e depois o cheirinho pela casa...impossível esquecer 


Hoje o almoço fez-nos recordar velhos tempos. 
A minha Mãe fez o almoço e eu a sobremesa.Fez um Arroz à Valenciana que era um prato que comíamos algumas vezes num restaurante que há em Coimbra chamado Alfredo...O meu Avô C. gostava muito desse prato (e o resto da família também :) ) e sempre que podíamos era lá que íamos...era muito bom! 
Bons tempos que nos deixam muita saudade e de certa forma alguma tristeza...mas a vida é mesmo assim...temos de seguir em frente 

Voltando à sobremesa de hoje...adoro com açúcar queimado e cá em casa é assim que faço sempre, mas pode polvilhar com canela ou açúcar em pó que fica muito bom.



O ferro de queimar da minha Mãe...tem à vontade mais de 30 anos :)
 

Ingredientes

1 litro de leite
6 gemas de ovo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de amido de milho (farinha maizena)
3 cascas de limão(pode usar menos que quiser)
2 paus de canela(pode usar menos que quiser)
Açúcar q.b.

Preparação

Do litro de leite retirar 2 copos para uma taça e adicionar a farinha maizena e mexer bem até não apresentar grumos. Juntar as gemas e voltar a mexer até ficar bem misturado.
Levar o restante leite ao lume com o açúcar, as cascas de limão e os paus de canela. Mexer até o açúcar se dissolver e reduzir para lume brando.
Quando o leite estiver quente (não a ferver) juntar a mistura dos ovos e mexer sempre (costumo usar uma vara de arames)até o creme engrossar e assim que começar a ferver retirar do lume.
Retirar as cascas de limão e os paus de canela.
Dividir por taças ou travessa.
Levar ao frio pelo menos 2 horas para depois o queimar.
Na hora de servir polvilhar com açúcar e queimar com um maçarico ou ferro quente.


Adoro o som da "capa" de açúcar a partir...

14 comentários:

  1. Que maravilha para o olhar! Este post está 5 estrelas. Gostei tanto do prato principal como da sobremesa. O aspecto deste arroz está magnífico, mas o leite creme... aiii o leite creme, faz tanto tempo que não como um. Está divino e o que me leva a cer que é mesmo bom, é o facto de ter sido caramelizado com um ferro quente, como antigamente. Só por aí o sabor já é diferente. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras :)
      Acho tão reconfortante comer leite creme...este fica bem aveludado...yammy.
      Há cheiros que são tão bons...jamais se esquecem!!
      Bj

      Eliminar
  2. Adoro!! E essa crosta de açúcar ficou perfeita, gosto muito do teu ferro...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ferro é inesquecível para mim...Espero passa-lo para a minha filha :)
      Bj

      Eliminar
  3. Que maravilha! Adoro leite-creme, e o teu ficou mesmo como eu gosto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Daniela!
    Parabéns! O teu blog está cada vez melhor!! e as tuas receitas/fotografias deixam qq um de água na boca... Sou visita assídua e diária (para ver qdo há novidades!) Parabéns de novo!!!
    Beijinhos sra. engenheira ;)
    Dina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá menina :).
      Ainda bem que gostas...é muito bom ouvir essas palavras...obrigada ;)
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Já estou como o Célio diz: "Gostei tanto do prato principal como da sobremesa" :)
    Aquele arroz está com um aspecto de lamber os dedos!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís :).
      Estava mesmo bom...vou pedir à minha Mãe para ela me dar a receita ;)

      Eliminar
  6. Que leite-creme guloso e o topo é a minha parte favorita, adorar quando é queimado desta forma.
    Ficou um post lindo e com muito bom aspecto.
    Estou a conhecer o blog agora e estou adorar, parabéns.

    Beijinnhos
    http://thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei tanto o prato principal como a sobremesa. Fotografias fantásticas e um aspeto delicioso! Não me importava nada que fosse mesmo esse o meu jantarzinho hoje ;)
    Quando puderes passa pelo meu blogue, neste link : http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html
    Tenho lá um desafio para ti ;)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar