domingo, 31 de março de 2013

Folar da Avó

Esta altura lembra-me sempre a minha querida Avó R. de volta do seu forno a fazer os folares para toda a família.A família toda junta, o cheirinho que ficava em casa era maravilhoso, bons tempos que agora só são recordações e recordações muito boas :).
Mas como a tradição ainda é o que era, a minha Mãe deu seguimento e este ano voltou a fazer os folares.Sim hoje a receita (como a minha Avó fazia) e a preparação foi toda da minha Mãe.Quem sabe um dia mais tarde eu dê continuidade a esta tradição :). 
Há vários tipos de folares, doces ou salgados, mas aqui na minha zona são estes que se fazem.
Boa Páscoa para todos!



Ingredientes
(para 4 bolos)

2 kg de farinha+mais um pouco de farinha (para ajudar a amassar)
12 ovos
250g de manteiga derretida
Raspa de 3 limões
150g de fermento de padeiro
água morna q.b.
1,5 dl de leite morno
800g de açúcar
sal q.b.

Preparação

Colocar a farinha numa taça grande (de preferência num alguidar), abrir um buraco no meio e colocar o fermento (previamente diluído em água morna e num pouco de farinha, até formar uma pequena bola de massa), o sal, a raspa de limão, os ovos (batidos), o leite, a manteiga e o açúcar.
Misturar de dentro para fora, a farinha deve ir caindo aos poucos na mistura de está no meio.Amassar bem esta mistura e ter uma tigela a parte com farinha, para ajudar a amassar e caso pegue muito as mãos.
Tapar e deixar levedar para o dobro do tamanho, numa sitio quente.
Depois fazer bolas de massa (neste caso 4) e colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar levedar mais um pouco (30 minutos).
Pincelar com ovo batido e dar um corte em cima.
Levar ao forno cerca de 45 minutos a 1 hora, neste caso foi forno a lenha até estar cozido, mas pode usar o forno normal a uma temperatura de 180º.

Sem comentários:

Enviar um comentário